Artigos


O 'sistema de ensino' força o aluno a 'colar' em provas?
08/07/2016

 Falácia. Seria como alegar que alguém rouba/ corrompe-se porque a sociedade valoriza mais o status que o caráter.

Se o sistema de ensino valoriza mais as notas, basta que o aluno esforce-se, estude! para tirar boas notas - ainda que por meio de 'decorebas'. Caso realmente esteja disposto a aprender, vasculhe as bibliotecas; navegue pelos zilhões de sites. Busque informações! Ninguém está preso ao que eh dito e repetido em sala de aula, nem mesmo nos palanques... tampouco nos palcos de talk shows.
De igual modo, esforce-se, no mercado de trabalho, para obter recursos financeiros com os quais possa viver num padrão de vida melhor (se eh que se importa demasiadamente com os padrões materialistas definidos por outros).
Colocar a culpa no 'sistema' eh papo de marxista. Ética não é astro / nomia / física.
Ora, que sistema seria perfeito a ponto de anular disposições particulares, motivações independentes, contraditórias ao 'sistema'? Os alunos seriam lobotomizados, nesse 'sistema' perfeito? Ou teriam uma ampliação de conhecimento moral?! Como esperar que, entre humanos, imperfeitos, com personalidades distintas, com anseios que fogem às expectativas de quaisquer 'sistemas' (sejam estes bons / satisfatórios, ou não), possam agir de modo exemplar, sem colar, por exemplo?!
Mesmo que tudo fosse convertido em subjetivismo, tal que os professores promovessem a criatividade, o raciocínio/reflexão de seus alunos, nem isso excluiria a possibilidade de que algum aluno pudesse colar a criatividade/reflexão de outro a quem admira. Porque, seja qual for o sistema, não sendo perfeitos, humildes, os seres humanos sempre buscarão destacar-se de algum modo, ainda que por meio de plágio - apesar de os professores esforçarem-se para que cada aluno manifeste sua personalidade. Ademais, havendo algum parâmetro válido como tal, evidentemente que a criatividade sempre esbarrará com algo que, sendo verdadeiro, será replicado. E, assim, a 'decoreba', inevitável', recai até em Física, com estudo de fórmulas, teorias. Podemos contestá-las. Mas precisamos conhecê-las. Vivam com isso. Ou continuem reclamando dos 'sistemas'.

Cristian Rogers S. D.

Todos os artigos
 
< Voltar